top of page

10 a 12 de julho de 2015

Auditório Multimédia do Instituto de Educação Universidade do Minho

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E INTERCULTURALIDADE

XV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar seu texto e me editar.

APRESENTAÇÃO:

 

Realiza-se nos dias 10, 11 e 12 , 20, 21 e 22 de julho de 2015, o XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica.

 

O XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, subordinado ao tema Consciência Histórica e Interculturalidade, iniciar-se-á de 10 a 12 de Julho na Universidade do Minho e terá continuidade de 20 a 22 de Julho na UFMT (Cuiabá, Brasil). Resulta de uma parceria de 4 universidades – U. Minho, FLUP (Faculdade de Letras da U. Porto), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Neste evento, assinalar-se-á com uma cerimónia simbólica a XV edição das Jornadas de Educação Histórica promovidas pela Professora Doutora Isabel Barca e sua equipa, iniciadas em 2001 na Universidade do Minho, e que atravessou fronteiras: algumas das edições foram realizadas no Brasil (Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Goiás) e em Espanha (Universidade de Barcelona).

 

Pretende-se, pois, que a primeira parte deste Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, na Universidade do Minho, seja um momento de reencontro de várias “gerações” académicas no campo da investigação em Educação Histórica, de Portugal. Visa-se, também, fortalecer a parceria que vem sendo levada a efeito entre a Universidade do Minho e outros grupos de investigação em Educação Histórica de universidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente no Brasil e em Espanha. Assim, neste Congresso procurar-se-á divulgar alguns estudos e experiências e refletir sobre a investigação realizada em Educação Histórica, a nível nacional e internacional. 

 

O evento destina-se a mestres, doutorandos, doutores e investigadores em ensino da História, professores de História, alunos de licenciatura de História, de Geografia e em Educação Básica, alunos de Mestrado em Ensino de História e de Geografia do ensino básico e secundário, alunos do Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB, e a todos os interessados nesta área de investigação e docência.

 

O Congresso será acreditado como Ação de Formação, na modalidade de Seminário, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com 15 horas – 0,6 créditos – para docentes dos grupos 110, 200, 240, 400, 420 (em processo de acreditação).

 

 

Visite o site:

 

http://xvjornada.wix.com/eduhistorica

 

 

Para fazer o download do livro de resumos, clique aqui.

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar seu texto e me editar.

bottom of page